quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Ouro (GLD: NYSE), gráficos diário e semanal, 19/NOV/2014


A sessão de hoje trouxe um desenvolvimento interessante para o Ouro, aqui representado pelo fundo transaccionável (exchange-traded fund, ETF) SPDR Gold Trust Shares (GLD: NYSE) que, depois da subida fulgurante na Sexta-feira, acabou por ser travado nos $115, correspondentes à base inferior de um triângulo descendente que vigorou entre Junho de 2013 e Outubro de 2014, conforme eu tinha previsto aqui.

Na verdade, o ETF em causa até se portou bastante melhor do que os principais índices deste metal precioso, o GDX (Market Vectors Gold Miners), o GDXJ (Market Vectors Junior Gold Miners) e o XAU (índice ouro e prata de Filadélfia), que caíram, respectivamente, 5,47%, 7,14% e 5,17%. Os fundos "bearish" alavancados DUST (Direxion Daily Gold Miners Bear 3x) e JDST (Direxion Daily Junior Gold Miners Bear 3x) ganharam, respectivamente, 15,82% e 19,10%. Tudo num só dia!

Vivemos portanto dias de verdadeira loucura em torno dos metais preciosos. A questão é: vale a pena comprar ou vender ouro neste momento? Os gráficos respondem. Vamos começar pelo diário:


É possível observar que, nas duas últimas sessões, o preço foi detido pela resistência nos $115 (anterior suporte). No entanto, tanto o CMF como o PPO indicam fortes possibilidades de ocorrerem novas subidas durante os próximos dias, havendo ainda muito espaço até à MM(50) e, sobretudo até à LTD que desenhei a partir dos máximos de Julho e Agosto. Portanto, a avaliar apenas pelo gráfico diário, o melhor é não fazer nada.

Mas vamos ver o que nos diz o gráfico semanal (provisório, porque a semana só termina na Sexta-feira):



Há uma ligeira divergência entre as MMEs do MACD (descendentes) e o seu histogram (negativo, mas ainda ascendente). Esta situação indica grande incerteza para os próximos dias, não sendo possível concluir em definitivo acerca da direcção do preço. Por outro lado, o RSI parece ter resvalado na LTD de médio prazo com maior declive, iniciada em Julho. Isto significa que o preço poderá cair.

Em suma, a tendência de longo prazo é negativa, mas a curto prazo a situação é muito difícil de avaliar, podendo até haver subidas. Portanto, não me vou meter no Ouro para já. Daqui a umas semanas, as coisas já estarão mais claras e aí tomarei uma decisão.

Sem comentários:

Enviar um comentário