quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

A pasmaceira acabou! Começou a correcção!


Olé!... Finalmente a emoção, a incerteza e a volatilidade voltaram aos mercados americanos! Já era hora, carago! Sem mais demora, vamos imediatamente olhar para o gráfico diário do S&P 500:


O que temos aqui? Bem, para começar, um claro topo duplo entre os 2050 e os 2080 pontos, que se formou entre 20 de Novembro e 8 de Dezembro, tendo sido rompido ontem (9 de Dezembro) e confirmado hoje (10 de Dezembro). A força da vela de hoje, uma "bearish marubozu" quase perfeita, e também a evolução dos indicadores técnicos no gráfico (MACD e CMF) não deixam margem para dúvidas: depois de sete semanas de subidas, estamos finalmente a corrigir.

A força da vela de hoje dá para nos pôr em sentido, mas ainda não há razão para alarme: embora estejamos abaixo da MM(20), ainda estamos acima da MM(50), da MM(200) e, sobretudo, da zona de suporte colorida entre os 2000 e os 1960 pontos. É para aí que eu imagino que o índice se vá dirigir nas próximas sessões. Seria muito interessante que o suporte nos 2000 pontos funcionasse pela primeira vez, mas julgo que isso será um cenário muito optimista. O mais provável é que o índice desça um pouco mais baixo, testando a zona amarela ou até mesmo a zona cor-de-laranja, onde esteve a resistência às subidas de Junho e de Agosto.

Daí para baixo, a coisa aquece bastante. O meu limite dos limites será a zona em redor dos 1900 pontos, abaixo da qual em "modo de emergência". Mas, como eu costumo dizer sempre aqui no AnB, nunca devemos sofrer por antecipação. Primeiro, vamos ver como termina esta semana. Depois, em função do que tiver acontecido, pensaremos no futuro a médio prazo.

Errata: no gráfico, onde se lê "a MME(12) cruzou a MME(2) de cima para baixo" deve ler-se "a MME(12) cruzou a MME(26) de cima para baixo", obviamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário