domingo, 15 de fevereiro de 2015

S&P 500: a análise semanal de Greg Harmon


  Decidi começar a publicar aqui no AnB as minhas traduções das análises que o Sr. Greg Harmon, autor do livro Trading Options: Using Technical Analysis to Design Winning Trades, da Wiley (ISBN-13: 978-1118679135 de 2014). A minha motivação é de natureza egoísta: trata-se de arranjar uma forma de me obrigar a ler o que ele escreve, porque normalmente só tenho paciência para ler os seus artigos na diagonal, o que nem sempre é suficiente. Mas os meus leitores podem aproveitar o meu esforço.

  Esta análise diz respeito à semana que terminou na Sexta-feira passada (13-Fev-2015):

  «A semana desenroulou-se com o Ouro continuar a sua descida, apesar de um ligeiro ressalto na Sexta-feira, enquanto o Petróleo aguentou sobre o suporte da sua "bull flag". O Dólar americano continuou a consolidar lateralmente, com as Obrigações a recuarem para mínimos de seis semanas. O compósito de Xangai ($SSEC) reverteu para cima, naquilo que poderá vir a ser uma "bear flag", enquanto os mercados emergentes (EEM) continuam confusos e a ser transaccionados numa gama apertada.

  A volatilidade ($VIX) fez um novo mínimo de 2015, estando agora em níveis críticos. [NB: confesso que não entendo o que é que o Sr. Harmon quer dizer com isto; a volatilidade está praticamente em cima da sua MM(200) mas, para mim, "nível crítico" seria o do suporte anterior, que ainda está bastante abaixo da MM(200)]. Os fundos transaccionáveis SPY (S&P 500) e IWM (Russell 2000) viram isto como boas notícias e atingiram novos máximos. Já o QQQ (Nasdaq 100) está em máximos de 14 anos. O que é que isto significa em relação à próxima semana? Vamos olhar para os gráficos:

  O SPY tinha termina a semana passada [6-Fev-2015] sobre a sua MM(50), fazendo uma Spinning Top. Na Segunda-feira tivemos uma doji e na Terça-feira [10-Fev-2015] tivemos uma confirmação para cima. Este movimento também confirmou a quebra do intervalo rectangular de transacção que vigorava desde o início do ano [$198-$206]. As subidas continuaram durante o resto da semana, com um novo máximo a ser alcançado na Quinta-feira [12-Fev-2015], seguido logo por outro novo máximo na Sexta-feira [13-Fev-2015].

  As Bandas de Bollinger deslocaram-se para cima, permitindo que o movimento continuasse no gráfico diário, à medida que a MM(20) inverteu o seu sentido para cima. Nesta resolução temporal [diária], o RSI está a fazer um máximo de dois meses, continuando a avançar pela zona "bullish" acima dos 60%. O MACD também aponta para cima.

  Já no gráfico semanal [em baixo] é possível observar a penetração do rectângulo de consolidação onde o SPY esteve preso desde Outubro passado. 


O RSI está a avançar e nunca chegou a abandonar a zona "bullish". Já o MACD está prestes a cruzar de baixo para cima, sugerindo a continuação do movimento ascendente dos preços. Poderá haver resistência naquele "espigão" na casa dos $213 ($212,97), com um Movimento Medido até aos $224 acima. O Suporte estará algures nos $209, seguido pelos $206,4 e pelos $204,3.

Portanto, em princípio, veremos a continuação do movimento ascendente dos preços.»

Sem comentários:

Enviar um comentário