sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Ponto crítico!!! Bull Market em risco!...


Estamos precisamente em cima do limite inferior do rectângulo multimensal identificado pelos três analistas técnicos que eu sigo aqui no "As Crónicas da Bolsa" para o S&P 500: os 2040 pontos (ou $204 no SPY). A sessão de hoje foi absolutamente brutal, fazendo o índice recuar novamente para território negativo em termos de ganhos anuais. A vela japonesa de hoje foi uma Marubozu "bearish" perfeita, fechando bem abaixo da média móvel simples a 200 dias que tinha suportado o índice durante as últimas sessões, o que demonstra bem a força do movimento descendente:


E se o gráfico diário do S&P 500 acima já mete medo (observe-se o detalhe do CMF e do MACD, para além do "death cross" iminente), o gráfico intradiário (30 em 30 minutos) do SPY parece um autêntico filme de terror:


O triângulo simétrico identificado pelo Sr. Shannon há quase quinze dias teve duas rupturas ou pentrações "para cima" em falso: a primeira, no dia 17, ainda resistiu durante algum tempo, mas acabou por ser "sugada" de volta para o triângulo (notar o "gap"); a segunda, no dia 19, foi logo puxada para dentro, com o triângulo a ser quebrado "para baixo" na meia-hora seguinte. No dia 20 (hoje), o SPY abriu já bem longe do triângulo e abaixo da zona de suporte na casa dos $207. O resto da sessão foi um festim para os ursos ("bears").

O dia de amanhã vai ser absolutamente decisivo: o preço fechou exactamente em cima do nível considerado fronteira pela esmagadora maioria dos analistas técnicos (repito, 2040 pontos no $SPX ou $204 no SPY). Eu não estou nada optimista. Todos os índices estão em queda e vários sectores que já foram líderes, sobretudo os semicondutores, estão a ser pura e simplesmente arrasados (SMH, -3,24 D%, -5,18 WK%).

E aqui já não nos vale a arte do pensamento contrário... o mercado tem estado a lateralizar há demasiado tempo para podermos apostar nisso. Eu já decidi: tivémos 6 anos de Mercado dos Touros, foi muito bom, mas agora o touro está velho e não lhe podemos pedir mais, pelo menos para já. Abaixo dos $203, estou fora.

Sem comentários:

Enviar um comentário