sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Sobre a possível chegada do Bear Market...


   Este interessante esquema, feito pelo grande Brian Shannon já em 2010, sintetiza bastante bem as principais variáveis e fenómenos a ter em conta aquando da formação de Bull e de Bear Markets (clicar para aumentar). Eu não concordo com tudo o que está escrito quanto às estratégias de actuação a adoptar em cada caso, sobretudo durante o Bull Market, porque eu sou um adepto ferrenho da "escola Braga de Matos" que preconiza temporizar o início do "mercado dos touros" e manter as acções durante vários anos para evitar a tributação e as comissões excessivas. Seja como for, o gráfico está globalmente muito bom, sobretudo no que respeita ao diagnóstico daquilo que tipicamente acontece em cada fase.


Para aqueles que eventualmente possam ter algumas dificuldades em deslindar em que parte do esquema é que os mercados americanos se encontram presentemente, a possibilidade mais forte é estádio 3-3 (distribuição tardia). Tanto as médias móveis de curto como as de longo prazo têm agora um declive descendente. No S&P 500 ($SPX), por exemplo, já houve dois "death cross" e um "golden cross" desde Agosto. Mesmo assim, ainda não temos um padrão de máximos e mínimos consecutivamente mais baixos, porque o mínimo recente (1878,93 pts) ainda está acima do mínimo de Agosto (1867,01). Além disso, a zona de suporte que pintei a amarelo no gráfico intradiário do postal anterior (SPY), ainda permanece intacta, razão pela qual ainda não transitámos para a fase 4-1.

Relembro aos meus leitores que, no que concerne à identificação do Bear Market, eu sigo uma versão modificada da venerável Teoria de Dow em que, para além dos transportes (DJTA) e os industriais (DIJA) exigidos pela versão clássica da Teoria, exijo também que o S&P500 ($SPX) ou o Nasdaq ($NDX) e o compósito da NYSE ($NYA) apresentem um padrão desde género:


Para já, este padrão apenas está presente nos transportes (DJTA) e no compósito da NYSE ($NYA). Ainda é preciso que o DIJA e o $SPX (ou o $NDX, mas é improvável porque tem estado mais forte) também cedam para podermos dar o touro definitivamente por enterrado.

Sem comentários:

Enviar um comentário