sábado, 10 de junho de 2017

Mercados americanos: a análise semanal de Brian Shannon (74)


     Antes de  olharmos para o vídeo do Sr. Shannon, deixo aqui um gráfico diário do S&P 500 ($SPX) onde assinalei três divergências entre a evolução do índice (desde Março até agora) e evolução de três indicadores técnicos durante o mesmo período: (1) o índice de força relativa -RSI(14), (2) a média móvel de convergência-divergência -MACD(6,12,9) e (3) o Fluxo de Dinheiro de Chaikin -CMF(20).

Este género de divergências indica que poderá haver em breve uma correcção significativa do $SPX. Até onde? Bem, há uma zona de suporte óbvia na casa dos 2325 pontos, mas divergências deste género têm potencial para levar o $SPX até à sua média móvel simples a 200 dias -MA(200), actualmente nos 2273,84 pontos. Devo dizer que esse cenário seria de certa forma desejável: desde a eleição do Presidente Trump, a 8 de Novembro de 2016, que o $SPX não desce até à sua MA(200)

Os mercados são como a sedução, dois passos em frente, um passo para trás. Quando se dão muitos passos em frente de uma vez, costumam dar-se vários passos atrás a seguir. Ou se preferirem, os mercados são como os fenómenos sísmicos: quanto mais tempo reina a calmaria, mais forte tende a ser o terramoto no final! Ou ainda, os mercados são como os atletas, precisam de parar para descansar de vez em quando; quanto mais esforço seguido fizerem, mais significativo será o cansaço acumulado e mais prolongada tenderá a ser a paragem.


Quanto ao vídeo do Sr. Shannon, uma notícia saída hoje sobre a lentidão da capacidade de download do futuro iPhone 8 relativamente aos seus rivais fez a Apple (AAPL:Nasdaq GS) perder quase 4% da sua cotação só na sessão de hoje, arrastando consigo o sector tecnológico norte-americano. Certas notícias têm este efeito, mas são ruído de curto prazo. A nós, investidores, interessa-nos sobretudo a perspectiva fundamental a longo prazo, que se mantém positiva.



  • Pontos-chave do vídeo do Sr. Shannon:
[00m44s]: o gráfico diário do S&P 500 (SPY) continua em clara tendência ascendente, mas o SPY fechou a sessão abaixo da sua média móvel simples a 5 dias, o que nos deve colocar sobre aviso em relação à próxima semana. Em caso de correcção, o Sr. Shannon acha que o primeiro nível de suporte a ter em conta andará entre os $241 e os $241,25.

[02m01s]: o Nasdaq 100 (QQQ) levou uma valente tareia na sessão de hoje, mas "uma andorinha não faz a primavera". O que é preciso agora é manter a calma e esperar pelo estabilizar da correcção durante as próximas sessões.

[03m49s]: o Russell 2000 (IWM) penetrou finamente a zona de consolidação em que se encontrava, fechando num novo máximo histórico: $141,61. O Sr. Shannon acha que o IWM não deverá preocupar-nos enquanto se mantiver acima dos $138,50.

[05m02s]: sendo parte integrante do sector tecnológico, os semicondutores (SMH) também tiveram um dia para esquecer (-3,78%). Ainda assim, fecharam bem acima da sua média móvel simples a 50 dias, cujo declive permanece fortemente ascendente. O Sr. Shannon acha que o SMH poderá continuar a cair até aos $83, onde se encontra a média de preços ponderada por volume (volume weighted average price - VWAP) traçada desde o mínimo de Abril ($76,25).

[06m33s]: o sector das biotecnológicas (IBB) voltou a desiludir. Depois de ter subido durante a semana passada, o IBB esbarrou novamente na barreira dos $300, onde tem sido travado repetidamente desde o início de 2016. O Sr. Shannon diz que está bullish a longo prazo, mas é-me bastante difícil partilhar o seu optimismo, pelo menos, para já. Sublinho no entanto que o especialista é ele, não sou eu!

[07m32s]: as obrigações do tesouro americano a 20+ anos (TLT) registaram algumas subidas recentemente, mas o Sr. Shannon acha que é sol de pouca dura.

[07m56s]: o sector financeiro (XLF) parece ter-se livrado e um potencial padrão de "cabeça e ombros", sendo que a probabilidade de registar novas subidas é significativa. Não é um sector que me agrade: apesar da recuperação este ano, continua abaixo do máximo de 2015 e a sua performance relativamente ao SPY tem sido negativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário